terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Agricultura transmontana pode ajudar Portugal a sair da crise!!!

A aposta na agricultura transmontana é fundamental para ajudar Portugal a sair da crise em que se encontra. A convicção é da CDU, que exorta o Governo a apostar mais na produção nacional para evitar ter de ir comprar bens essenciais ao estrangeiro.
 
A região é propícia à produção agrícola mas precisa de algumas reformas como constatou, este fim-de-semana, João Ferreira, eurodeputado comunista.
 
“Portugal tem, apesar de tudo, as potencialidades para superar a situação difícil em que se encontram, assim haja uma aposta na agricultura e na produção nacional, que permitam corrigir os défices alimentar, energético e tecnológico. Temos cá os recursos humanos e os naturais.”
 
Integrada na iniciativa Portugal a produzir, João Ferreira visitou explorações de pecuária, olivais, vinha e soutos, da região transmontana.
 E reforçou a convicção de que a agricultura tem sido esquecida na região pelos responsáveis políticos.
“O país vive aquém do que são as suas potencialidades. A produção do azeite, a pecuária, têm um potencial tremendo. Mas faltam apoios nalguns sectores, como na comercialização.”
 Por isso, o eurodeputado comunista deixa algumas das propostas que vai levar ao Parlamento Europeu.
“Medidas no plano da reestruturação fundiária, que aqui teriam de passar por um apoio à associação de proprietários, para dar passos rumo ao emparcelamento. Medidas de apoio que procurassem uma utilização mais eficaz de instrumentos de apoio, como o PRODER.”
 
E numa região de fronteira, em que os produtores têm de concorrer com os preços mais baixos de que beneficiam os seus vizinhos espanhóis na electricidade, combustíveis e adubos, é preciso que o Governo tenha especial atenção e adopte algumas medidas de apoio aos agricultores transmontanos.
 
“O Estado tem à sua disposição um conjunto de instrumentos no plano fiscal, do apoio nos factores de produção. E estamos a falar de produtos que a própria industria nacional poderia produzir.”
 As propostas de João Ferreira, eurodeputado comunista, para a agricultura transmontana.

Sem comentários:

Enviar um comentário